terça-feira, 27 de agosto de 2013

O NOVO PAPEL DOS PAIS DENTRO DAS FAMÍLIAS MODERNAS E OS PREJUÍZOS DO ESTRESSE INFANTIL


PROGRAMA MINHA ESCOLA NÚMERO 187


Hoje  qual é o papel do pai nas novas famílias e na nova relação entre os gêneros? Como fica o lugar de autoridade e controle , antes tradicional e inquestionável,  hoje em dia modificado diante dos novos espaços das mães que trabalham, e de filhos cada vez mais precoces e questionadores?   
Quando o bebê nasce, ele sai de um lugar seguro e protegido e começa a viver num mundo cheio de estímulos internos e externos, totalmente desconhecido para este novo ser. 
Neste momento o vínculo afetivo entre mãe/bebepai /bebê se torna importantíssimo. Quanto mais forte for esta união mais a criança se tornará segura para explorar e aprender, e assim mais fácil virá sua independência.
O Homem, por muitos anos na história, foi valorizado por sua força e dureza nas competições. Era estimulado desde pequenos a bloquearem seus sentimentos, característico das mulheres, e fortalecerem suas qualidades masculinas, como força, frieza, competição, ego, eficiência e sucesso profissional. Criou se uma separação entre as qualidades das mulheres e aquelas que cabiam mais aos Homens. As mulheres eram carinhosas, afetivas, boas nas atividades do lar e nos cuidados com os filhos. Os Homens eram bons para trabalhar e abastecer o lar das necessidades básicas. Esta distinção durou por anos, criando lares com pais distantes e pouco afetivos com seus filhos e esposas.
Com as mudanças na sociedade moderna, a mulher começa a ganhar um espaço que antigamente era restrito aos homens e eles começam a se abrir para as atividades que eram basicamente femininas, entre elas o cuidado e a afetividade com seus filhos.

Confira o bati papo que tivemos com a psicóloga Marie Bize sobre o novo papel dos pais perante a sociedade.


No Programa Minha Escola  desse sábado dia 24/08/2013 você também, conhecerá os prejuízos que o estresse pode trazer, tanto para crianças como para os adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratos pelo seu comentário!